CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Abstract
Este artigo apresenta o tema Educação Financeira e os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvimento de atividades didáticas que contemplem as questões relacionadas à vida em sociedade, de forma a dar subsídios aos estudantes para que possam analisar informações originadas de diferentes fontes, utilizando-se de ferramentas matemáticas para construir uma opinião que lhes possibilite expressarem-se criticamente frente aos assuntos financeiros. Nesse sentido, entende-se que a Educação Matemática Crítica pode fundamentar as atividades didáticas, envolvendo o tema, pois busca os conhecimentos matemáticos dentro do contexto social, refletindo sobre os papéis desempenhados pela utilização da Matemática na sociedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que os alunos precisam trabalhar com dinheiro, para serem capazes de negociar e buscar seus direitos. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular complementa que o tema “economia, educação financeira e sustentabilidade” precisa ser desenvolvido ao longo do Currículo da Educação Básica, pois contribui para que a escola auxilie na formação de cidadãos conscientes e comprometidos. A metodologia de pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois, por meio dos dados descritivos, se propôs entender os fenômenos envolvidos na situação em estudo. Os resultados apontam que o tema Educação Financeira possibilita o desenvolvimento de atividades didáticas para exercitar e revisar conteúdos trabalhados anteriormente em sala de aula, tais como, as quatro operações com os números naturais e racionais, cálculo de área, porcentagem, proporção e regra de três simples.
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