AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO PRESENCIAL DE MATEMÁTICA: UM CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO
Abstract
Apresenta-se, neste artigo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido como cenário de investigação de doutorado, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas-RS. O desenvolvimento do AVA considerou os conteúdos de matemática do ensino médio em diversos formatos de objetos de aprendizagem, entre os quais, Flash, Java e Applets com o software GeoGebra, além de vídeos e arquivos de texto de autores diversos disponíveis na Internet e também do próprio autor. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos do quinto e do sexto semestres do Curso de Licenciatura em Matemática da Ulbra, divididos em três ações de pesquisa: na primeira delas, os estudantes avaliaram o AVA; na segunda, realizaram um planejamento com um dos objetos do AVA; na terceira, avaliaram os planejamentos dos demais investigados. A pesquisa buscou analisar a ressignificação do planejar utilizando tecnologia, visando a desenvolver a competência de observar com sentido. Adotou-se a metodologia qualitativa com ênfase em estudo de caso. Os resultados apontam que os graduandos utilizaram os recursos do AVA para a visualização dos conceitos dos conteúdos estudados e que as aulas que planejaram enfatizaram uma abordagem expositivo-dialogada e não priorizaram a ação dos estudantes.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.