ENTRE EXPLICAÇÕES: SOBRE O APRENDER E O ENSINAR FUNÇÕES
Abstract
A explicação apresenta-se, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de ensinar. Neste contexto, explicar parece, então, ser a função primordial do professor. Este artigo tem como objetivo principal analisar como a explicação, enquanto um método (RANCIÈRE, 2007), desdobra-se em formas particulares de aprendizagem. A análise mostra como essas formas manifestaram-se em atividades, relacionadas ao ensino de funções, como ferramentas capazes de criar possibilidades para o aprender (DELEUZE, 2003). Como resultante, chegamos à explicação-questionadora que pode provocar certa capacidade investigadora, provocando estudantes e professores na expressão dos caminhos do próprio aprendizado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.