EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO RS – ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Abstract
Educação Ambiental (EA) é tema bastante debatido no mundo acadêmico devido a sua importância para desenvolvimento da cidadania e transformação socioambiental do aluno. Neste estudo, voltamos o olhar para a Educação em Ensino de Ciências e Matemática especificamente sobre EA. É na Educação Básica (EB) que os alunos aprofundam seus conhecimentos em EA, interligados às diversas disciplinas das escolas, tendo como justificativa a legislação brasileira, que orienta a transversalidade da EA. Entretanto antes da EA chegar à EB, uma etapa importante se faz necessária: a formação dos professores. Desta forma a presente pesquisa propôs investigar os currículos dos cursos de formação dos professores de Ciências e Matemática das Instituições de Ensino Superior presencial no Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas, no site do e-MEC, todas as Instituições presentes nas sete mesorregiões do estado com estes cursos de licenciaturas. Foram localizados 99 cursos, sendo 34 de Biologia, 14 de Física, 36 de Matemática e 15 de Química. Posteriormente, foi feita a coleta dos currículos dos cursos no site das instituições e realizada a verificação da ocorrência ou não de enfoques da EA. Destes, 82 não dispõe a disciplina EA no currículo obrigatório. Para conhecer a estratégia utilizada para trabalhar EA, elaborou-se um questionário online, encaminhado às coordenações dos cursos para verificar a estratégia. Percebe-se que a EA está sendo trabalhada de forma pontual ou superficial, ou mesmo não trabalhada. Faz-se necessária uma reflexão que possa criar estratégias didáticas para tornar o ensino da EA mais efetivo, internalizando valores, ética e comportamento ambiental.
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