ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES

Autores

  • Carine Pedroso da Rosa capedroso16@hotmail.com
    UNIFRA
  • Eleni Bisognin eleni@unifra.br
    Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Resumo

 

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito analisar as contribuições da utilização de atividades investigativas para a aprendizagem dos conteúdos de sequências e regularidades por alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Os dados para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram obtidos por meio da observação durante a realização das atividades e dos registros no diário de campo da professora, gravações em áudio, registros escritos elaborados pelos alunos em sala de aula. O referencial bibliográfico foi elaborado por meio de consulta a livros, artigos, documentos públicos oficiais e também, dissertações e teses que tratam de aspectos teóricos e práticos da investigação matemática. Da análise dos resultados obtidos pode-se inferir que o desenvolvimento das atividades investigativas em sala de aula apresentou dificuldades, mas também, despertou o interesse e a motivação dos alunos e criou um ambiente favorável à aprendizagem.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eleni Bisognin, Centro Universitário Franciscano-UNIFRA
    Professora Titular da Área de Ciências Tecnológicas do Centro Universitário Franciscano

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

ROSA, Carine Pedroso da; BISOGNIN, Eleni. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 17, 2017. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1830. Acesso em: 12 jul. 2025.