REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Abstract
O estudo apresentado, fragmento de uma pesquisa de doutorado, tem por objetivo investigar como se constituem os processos de intervenções pedagógicas, visando à aprendizagem de conceitos matemáticos por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade em Atendimento Educacional Especializado. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as atividades desenvolvidas na avaliação pedagógica de um aluno, que frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental, encontra-se em nível pré-silábico e apresenta Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Neste contexto, também foi analisada a entrevista da professora sobre sua atuação no Atendimento Educacional Especializado e suas percepções em relação à construção de conceitos matemáticos deste aluno. Constatou-se que o aluno tem potencial para aprender o que está sendo ensinado em relação aos conceitos matemáticos, mas mesmo com dificuldades vinculadas à memória de trabalho e à desatenção. Na entrevista realizada com a professora, evidenciou-se uma maior preocupação do Atendimento Educacional Especializado com a alfabetização e o letramento das crianças com dificuldades de aprendizagem, em detrimento dos conceitos matemáticos. Portanto, faz-se necessário articular ações que envolvam a Educação Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Aprendizagem Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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