O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL
Abstract
Este estudo analisou o pensamento geométrico de futuros professores de Matemática, em processo de formação inicial, vinculados a uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado de Pernambuco. Como referencial teórico utilizamos as dimensões do pensamento geométrico, propostas por Câmara dos Santos (1992). A metodologia de abordagem quantiqualitativa se baseou na aplicação de um teste diagnóstico sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 alunos que já haviam cursado disciplinas referentes à Geometria nessa formação. Os resultados indicaram que cerca da metade dos participantes atua na dimensão pragmática. No entanto, cerca de um terço dos discentes trabalha na dimensão relacional e um quinto na dimensão aplicativa. Portanto, parece que a Geometria vivenciada por esses estudantes não favoreceu, de modo significativo, para o desenvolvimento de dimensões mais elaboradas do pensamento geométrico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.