O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
Este estudo analisou o pensamento geométrico de futuros professores de Matemática, em processo de formação inicial, vinculados a uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado de Pernambuco. Como referencial teórico utilizamos as dimensões do pensamento geométrico, propostas por Câmara dos Santos (1992). A metodologia de abordagem quantiqualitativa se baseou na aplicação de um teste diagnóstico sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 alunos que já haviam cursado disciplinas referentes à Geometria nessa formação. Os resultados indicaram que cerca da metade dos participantes atua na dimensão pragmática. No entanto, cerca de um terço dos discentes trabalha na dimensão relacional e um quinto na dimensão aplicativa. Portanto, parece que a Geometria vivenciada por esses estudantes não favoreceu, de modo significativo, para o desenvolvimento de dimensões mais elaboradas do pensamento geométrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.