A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS: INQUIETAÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Authors

  • Marlise Geller edvonete@ufgd.edu.br
  • Ana Paula de Souza Colling edvonete@ufgd.edu.br
  • Maria Adelina Raupp Sganzerla edvonete@ufgd.edu.br
  • Rosiane da Silva Rodrigues edvonete@ufgd.edu.br

Abstract

Neste artigo objetiva-se relatar algumas das inquietações de professores que ensinam matemática a alunos com deficiência. Estas inquietações se entrelaçam em três teses de doutorado em andamento inseridas na linha de pesquisa Inclusão no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e observações em sala de aula, tendo como participantes da pesquisa 29 professores que trabalham conceitos matemáticos com alunos com deficiência visual, auditiva e síndrome de Jacobsen. Tendo a inclusão como uma realidade nas escolas brasileiras, essas investigações buscam subsídios que apoiem a prática educacional dos professores que atuam diretamente com esses alunos incluídos. Com os relatos obtidos inferimos, dentre outros aspectos, que o uso de material manipulável, aliado a adaptação curricular, tem potencial para articular o desenvolvimento de conceitos matemáticos, além de constatar que os professores que possuem conhecimentos sobre as particularidades que cada deficiência apresenta, como a comunicação em língua de sinais e a escrita em braile, são capazes de exercer a docência com mais segurança.

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Published

2018-01-11

How to Cite

GELLER, Marlise; COLLING, Ana Paula de Souza; SGANZERLA, Maria Adelina Raupp; RODRIGUES, Rosiane da Silva. A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS: INQUIETAÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 3, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1854. Acesso em: 12 jul. 2025.