OS DIZERES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Abstract
A formação do professor que ensina Matemática inicia-se ainda quando o futuro professor é aluno da Educação Básica. Nessa fase, mesmo que não haja intencionalidade de ser professor, o aluno vivencia momentos que podem levá-lo a compreender aspectos da profissão docente e a desenvolver conhecimentos acerca do que é ser professor. Contudo, é na formação inicial que o futuro professor é convidado a refletir sobre os aspectos e conhecimentos que envolvem a profissão docente. Também é nesse contexto de formação que o aluno (futuro professor) tem oportunidade de confrontar suas primeiras impressões com teorizações sobre formação de professores discutidas na formação inicial. Neste trabalho, apresentamos uma análise dos dizeres dos alunos de um curso de licenciatura em Matemática acerca da Matemática, dos conhecimentos necessários a um professor e das ações do professor e do aluno em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Da coleta de dados identificamos algumas categorias e, posteriormente, fazemos inferências acerca delas. Trazemos como resultado que, se por um lado, os dizeres dos futuros professores de Matemática parecem trazer elementos discutidos na formação inicial, por outro, tais dizeres são sustentados, principalmente, por impressões e experiências vividas na Educação Básica.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.