SUBIR OU DESCER? UM ESTUDO SOBRE O USO DO DISPOSITIVO DENOMINADO ESCADINHA NA MUDANÇA DE UNIDADES DE MEDIDAS DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Abstract
Este texto tem por objetivo apresentar um estudo qualitativo sobre o uso do dispositivo denominado escadinha na mudança de unidades de medidas do sistema métrico decimal. De um lado, procura abordar alguns aspectos do exercício inicial da docência oriundos do tratamento dado a esse conteúdo escolar. Aqui buscamos compreender como se constitui a aprendizagem da docência através de situações didáticas por uma proposta de formação de professores que se baseia tanto no planejamento como no desenvolvimento de um Projeto De Ensino. Por outro lado, busca oferecer elementos relativos as principais dificuldades reveladas por alunos de uma quinta série de Ensino Fundamental de uma escola de Rede pública Estadual do Rio Grande do Sul, no desenvolvimento cognitivo desse conhecimento, orientado por um professor iniciante. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados reuniram observações, questionários, encontros temáticos com grupo, escrita de projeto de ensino e texto final relatando as aprendizagens realizadas durante o estágio. A análise dos dados foi realizada segundo algumas idéias de campo de estudos da Educação Matemática, mais especificamente no que tange a formação de professores. Como resultados relevantes encontrados, destacamos: a importância da articulação da língua materna com a linguagem simbólica utilizada no ensino de matemática escolar, bem como a perspectiva de formação docente aqui adotada como ativadora das condições de disposição para práticas de outras formas de relações de professor iniciante consigo e com o grupo de alunos.Downloads
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