JOVENS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DA PROFISSÃO
Keywords:
-Abstract
o presente artigo traz a reconstrução de histórias de vida parciais de jovens professores de Matemática, que estão se tornando figuras profissionais diferenciadas, ampliando as possibilidades e rompendo com significados negativos associados à docência, como profissão. As histórias aqui relatadas são analisadas na perspectiva foucaultiana de pesquisa, como exemplos típicos e marcantes de novas formas de pensar e ser professor de Matemática, que estão sendo construídas no contexto sócio-cultural do Brasil de hoje. O objetivo é oferecer aos professores de Matemática outras maneiras de reconhecer a si mesmos e à sua profissão, como uma espécie de resistência a um tipo de discurso que os anula, desprestigia e não diferencia, criando uma homogeneização negativa que exclui sua identidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.