CONHECIMENTO POPULAR: BASE DO CONHECIMENTO FORMAL/ACADÊMICO
Keywords:
-Abstract
Este artigo aborda as questões das interrelações geradas pelo conhecimento acadêmico e pelo conhecimento popular. Relaciona a importância de práticas culturais vinculadas às atividades produtivas, em particular do homem imigrante, verificando a possibilidade de utilização de conhecimentos populares na solução de problemas educacionais da região. Apresenta as inter-relações entre esses conhecimentos, aprofundando a relação entre Matemática popular e Matemática acadêmica. Tendo a Matemática na Etnomatemática uma das vertentes que atenta para as diferentes culturas, este artigo inicialmente procura esclarecer o que se entende por cultura. Relata as causas que levaram alemães a migrar para a região de Santa Cruz do Sul, bem como o seu desenvolvimento sóciocultural. Depois, procura verificar nos estudos matemáticos já realizados, como o conhecimento popular auxiliou na compreensão de conteúdos acadêmicos. Coloca também como a escola deve incorporar e veicular o saber popular sem, no entanto, adequar-se à cultura popular, pois isso levaria a população a privar-se de saberes que poderão servir de instrumento de poder social. Finalmente, conclui que há necessidade de intercâmbio entre o saber popular e o acadêmico, propiciando uma produção mais eficiente do sistema educacional.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.