CONHECIMENTO POPULAR: BASE DO CONHECIMENTO FORMAL/ACADÊMICO
Palabras clave:
-Resumen
Este artigo aborda as questões das interrelações geradas pelo conhecimento acadêmico e pelo conhecimento popular. Relaciona a importância de práticas culturais vinculadas às atividades produtivas, em particular do homem imigrante, verificando a possibilidade de utilização de conhecimentos populares na solução de problemas educacionais da região. Apresenta as inter-relações entre esses conhecimentos, aprofundando a relação entre Matemática popular e Matemática acadêmica. Tendo a Matemática na Etnomatemática uma das vertentes que atenta para as diferentes culturas, este artigo inicialmente procura esclarecer o que se entende por cultura. Relata as causas que levaram alemães a migrar para a região de Santa Cruz do Sul, bem como o seu desenvolvimento sóciocultural. Depois, procura verificar nos estudos matemáticos já realizados, como o conhecimento popular auxiliou na compreensão de conteúdos acadêmicos. Coloca também como a escola deve incorporar e veicular o saber popular sem, no entanto, adequar-se à cultura popular, pois isso levaria a população a privar-se de saberes que poderão servir de instrumento de poder social. Finalmente, conclui que há necessidade de intercâmbio entre o saber popular e o acadêmico, propiciando uma produção mais eficiente do sistema educacional.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.