O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO: O QUE NOS CONSTITUI UM BOM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA?

Authors

  • João Alberto da Silva joaosilva@furg.br
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.119-124

Abstract

Neste ensaio procuramos nos aproximar da pergunta sobre o que constitui um bom professor que ensina Matemática. Discutimos o que seriam práticas tradicionais e evidenciamos o quanto há a intenção de superação dessa abordagem. Entretanto, ainda que o desejo motive o abandono de métodos tradicionais, notamos muitas práticas intuitivas com base em certo improviso. As pedagogias científicas ainda carecem de maior inserção nos processos de ensino e na sala de aula. Apostamos nos conhecimentos construídos pelo campo da Educação Matemática como possibilidade de superação. Em especial, destacamos o conhecimento pedagógico do conteúdo como forma de constituir uma prática de base técnico-científica e superar crenças de que a professoralidade é uma vocação ou tendência inata.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-09-19

Issue

Section

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

How to Cite

DA SILVA, João Alberto. O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO: O QUE NOS CONSTITUI UM BOM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA?. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.119-124. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2907. Acesso em: 11 sep. 2025.