O TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Authors

  • Rafael Winícius da Silva Bueno rafael.bueno@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Clarissa Coragem Ballejo clarissa.ballejo@acad.pucrs.br
  • Thelma Duarte Brandolt Borges thelmadbb@hotmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.59-70

Abstract

O presente estudo emergiu da constatação de uma demanda formativa docente: inter-relacionar conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo para a qualificação do ensino e da aprendizagem. Assim, enfocando a área da matemática, objetivou analisar a produção científica brasileira, em nível de pós-graduação stricto sensu, no que diz respeito à utilização do TPACK em pesquisas sobre a formação de docentes de matemática.  Utilizou bases de dados online buscando por produções convergentes com o delineamento proposto, desenvolvendo um estudo denominado estado do conhecimento. Emergiram da análise aspectos que demarcam temporal e geograficamente a temática e uma prevalência de pesquisas relacionadas à formação continuada e à utilização do software GeoGebra. São apontadas, então, potencialidades de estudos convergentes com os panoramas das pesquisas do corpus de análise e é indicada a importância de explorar novas possibilidades tecnológicas inerentes aos desafios de ser professor de matemática na atualidade.

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Author Biographies

  • Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática

  • Clarissa Coragem Ballejo

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática

  • Thelma Duarte Brandolt Borges

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Published

2022-05-19

How to Cite

BUENO, Rafael Winícius da Silva; CORAGEM BALLEJO, Clarissa; DUARTE BRANDOLT BORGES, Thelma. O TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO . Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.59-70. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3077. Acesso em: 12 jul. 2025.