MEDIDAS, JOGOS DE LINGUAGEM E SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA EM CONTEXTO TRANSFRONTEIRIÇO OIAPOQUE-BRASIL
Abstract
A pesquisa teve por objetivo examinar as possibilidades e limitações, para a compreensão da existência de múltiplas matemáticas, de uma sequência didática efetivada em um Curso de Pedagogia de uma universidade localizada em região transfronteiriça. Alicerçada teórico-metodologicamente no campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com ideias atinentes à multiculturalidade, a investigação, cunho qualitativo, envolveu um grupo de 19 estudantes na disciplina Teoria e Prática do Ensino de Matemática. Os materiais de pesquisa foram produzidos a partir de discussões gravadas e posteriormente transcritas, bem como materiais escritos e produzidos pelos estudantes na forma de portfólio. A análise, efetivada na perspectiva ATD de Moraes e Galiazzi (2016), evidenciou que os estudantes compreenderam a existência de múltiplas matemáticas, cada uma delas amalgamadas com a forma de vida que as gerou. Também emergiu a ideia da impossibilidade de compará-las epistemologicamente, tendo em vista que são produzidas em distintos contextos.
Palavras-chave: Etnomatemática. Jogos de linguagem. Semelhanças de família. Curso de Pedagogia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.