O ENTRELAÇAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA
Resumo
Este artigo apresenta um estudo baseado em uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cujo objetivo foi investigar os vestígios do pensamento matemático e do pensamento computacional na resolução de problemas. A pesquisa está ancorada na noção de pensamento matemático de Dreyfus (2002) através de uma série de processos mentais: representar, generalizar, visualizar, classificar, analisar, conjecturar, induzir, formalizar e abstrair. Já a noção de pensamento computacional é exposta por Brackmann (2017) em quatro ações não-hierárquicas: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e produção de algoritmos. Para a pesquisa ocorreu a análise de resoluções de um enunciado em um curso à distância sobre o software GeoGebra. Constatou-se a existência de um entrelaçamento do pensamento matemático e computacional, em que um transcursa a partir do outro, não sendo necessariamente iguais. Entender os processos mentais existentes nesse entrelaçamento pode contribuir em uma melhor identificação de problemas oriundos do cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.