O ENTRELAÇAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA

Autores

  • Allan José allanjoseadv@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão
10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.81-91

Resumo

Este artigo apresenta um estudo baseado em uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cujo objetivo foi investigar os vestígios do pensamento matemático e do pensamento computacional na resolução de problemas. A pesquisa está ancorada na noção de pensamento matemático de Dreyfus (2002) através de uma série de processos mentais: representar, generalizar, visualizar, classificar, analisar, conjecturar, induzir, formalizar e abstrair. Já a noção de pensamento computacional é exposta por Brackmann (2017) em quatro ações não-hierárquicas: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e produção de algoritmos. Para a pesquisa ocorreu a análise de resoluções de um enunciado em um curso à distância sobre o software GeoGebra. Constatou-se a existência de um entrelaçamento do pensamento matemático e computacional, em que um transcursa a partir do outro, não sendo necessariamente iguais. Entender os processos mentais existentes nesse entrelaçamento pode contribuir em uma melhor identificação de problemas oriundos do cotidiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

JOSÉ, Allan. O ENTRELAÇAMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.81-91. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3277. Acesso em: 30 ago. 2025.