JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ELEMENTOS FACILITADORES PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

Autores/as

  • Laura Moreira Bordin laurabordin@ibest.com.br
    UNIFRA
  • Eleni Bisognin eleni@unifra.br
    UNIFRA

Resumen

Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Santa Maria. Tendo como objetivo analisar como os materiais manipuláveis e os jogos pedagógicos contribuem com o processo de ensino e aprendizagem das operações com números inteiros, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios dos alunos e o diário de campo da professora. Da análise dos dados obtidos e da participação dos alunos em sala de aula, pode-se inferir que a utilização desta estratégia de ensino contribuiu para a construção do conhecimento matemático relativo às operações de adição e subtração de números inteiros e, também, para a criação de um ambiente favorável e motivador para a aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2012-07-31

Cómo citar

BORDIN, Laura Moreira; BISOGNIN, Eleni. JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ELEMENTOS FACILITADORES PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 13, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1451. Acesso em: 4 sep. 2025.