UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Norton Pizzi Manassi nortonmanassi@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Camila da Silva Nunes ncamilas@yahoo.com.br
    Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Arno Bayer arnob@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

Neste trabalho apresentamos os critérios utilizados na produção e os resultados da implementação de um material de aprendizagem destinado ao ensino de matemática financeira. Na fase do planejamento desse material utilizamos os passos e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando auxiliar estudantes no processo de construção de uma aprendizagem significativa do assunto. Sendo assim, no decorrer deste artigo, apresentamos brevemente aspectos da aprendizagem significativa, bem como as etapas e princípios para a construção de uma UEPS. Em um segundo momento, discutimos as etapas da unidade de ensino bem como um breve relato sobre sua implementação. O material em questão, estruturado no uso da calculadora financeira HP-17bII+, foi aplicado a uma turma de Matemática Financeira do curso técnico em vendas, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Norton Pizzi Manassi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Professor do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Erechim.
  • Camila da Silva Nunes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Bolsista da Capes).
  • Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
    Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca. Pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

MANASSI, Norton Pizzi; NUNES, Camila da Silva; BAYER, Arno. UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 15, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1561. Acesso em: 12 jul. 2025.