OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS
Resumen
Este artigo resultou de uma pesquisa realizada num Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, no Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologia para o Ensino de Matemática – GRUPIMEM e no interior do Projeto aprovado pela FAPEMIG: “Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. Trata-se da criação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino médio e educação profissional técnica, desenvolvido como método dinâmico e interativo para o ensino?aprendizagem de sistemas equações lineares com aplicação no estudo de circuitos elétricos. Para dar suporte teórico e conceitual à investigação, foram considerados parâmetros de informática educativa, ensino de sistemas de equações lineares e Objetos de Aprendizagem (OA). A metodologia empregada buscou instrumentação da informática, sendo desenvolvido um OA com atividades organizadas numa sequência didática. O OA foi aplicado a estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica de um Instituto Federal. Os resultados da aplicação foram analisados quantitativamente, por recursos da estatística descritiva e, qualitativamente, usando parâmetros da análise de erros. A contribuição dos resultados da investigação, criação e experimentação do OA, está inserida no contexto da interdisciplinaridade: matemática da educação básica e educação profissional técnica, especificamente na resolução de sistemas de equações lineares e na resolução de problemas de correntes de malhas elétricas, estes equacionados por sistemas de equações lineares.
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