CRIATIVIDADE COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA: A EMERSÃO DE SOLUÇÕES COLETIVAS
Resumen
Investigamos a emersão da criatividade em matemática em um grupo de alunos do 5º ano do ensino fundamental em situações de interação quando submetidos a solucionar problemas matemáticos do tipo aberto. Além disso, sugerimos uma estratégia de desenvolvimento da criatividade coletiva na qual, por meio da interação e da cooperação, os alunos co-constroem soluções para problemas abertos, quer através da apresentação de soluções aos problemas, quer através da melhoria ou julgamento das soluções dos outros. A emersão da criatividade aparentou ser favorecida quando a simetria de poder viabilizou negociação comunicativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









