o processo de mediação e a construção do conhecimento matemático nas séries iniciais

Autores/as

  • Léa Volquind darael@zaz.com.br
    Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Palabras clave:

-

Resumen

Este artigo pretende evidenciar a relevância do processo de mediação para a Educação Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Considerando que o ensino e a aprendizagem estão relacionados com o desempenho do professor, o texto trata da tarefa delicada do docente desta faixa etária, o qual precisa mediar a construção do conhecimento, sem influenciar os alunos, mas, ao mesmo tempo, ajudando-os a serem autônomos, críticos e criativos. Para tanto, no primeiro momento, o artigo traz o significado de mediação e apresenta alguns teóricos para serem revisitados, tais como Vygotsky (1984), Gardner (1995), Baquero (1996), Rogoff (1993), Cuberes (1997) e Feuerstein (1980). A seguir, é analisada a metodologia e abordados alguns tipos de mediação. Encerrando o trabalho, são apresentadas algumas questões na tentativa de mediar junto ao leitor.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-05-30

Cómo citar

VOLQUIND, Léa. o processo de mediação e a construção do conhecimento matemático nas séries iniciais. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2289. Acesso em: 3 nov. 2025.