o processo de mediação e a construção do conhecimento matemático nas séries iniciais
Palavras-chave:
-Resumo
Este artigo pretende evidenciar a relevância do processo de mediação para a Educação Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Considerando que o ensino e a aprendizagem estão relacionados com o desempenho do professor, o texto trata da tarefa delicada do docente desta faixa etária, o qual precisa mediar a construção do conhecimento, sem influenciar os alunos, mas, ao mesmo tempo, ajudando-os a serem autônomos, críticos e criativos. Para tanto, no primeiro momento, o artigo traz o significado de mediação e apresenta alguns teóricos para serem revisitados, tais como Vygotsky (1984), Gardner (1995), Baquero (1996), Rogoff (1993), Cuberes (1997) e Feuerstein (1980). A seguir, é analisada a metodologia e abordados alguns tipos de mediação. Encerrando o trabalho, são apresentadas algumas questões na tentativa de mediar junto ao leitor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









