Construindo o Conjunto "Z"por classes de equivalência

Autores/as

  • José Carlos Pinto Leivas leivasjc@terra.com.br
    Prof, Da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Coordenador da Comissão do Curso de Matemática

Palabras clave:

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Resumen

Este artigo visa apresentar a linguagem das estruturas algébricas de uma forma mais acessível aos estudantes dos cursos de formação de professores de Matemática que irão atuar no ensino fundamental e médio, os quais, muitas vezes, não percebem por que estudam determinadas relações de equivalência e onde podem aplicá-Ias, negando muitas vezes a necessidade de estudar tais estruturas em sua formação acadêmica. Apresento relações de equivalência que são trabalhadas no ensino médio e que servem para definir as estruturas dos grupos de base 2 e base 3, caracterizando os pares, ímpares e os múltiplos de 3. Com base nesta fundamentação teórica, apresento dispositivos práticos que podem ser utilizados, mais especificamente, um, para justificar a multiplicação em Z.

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Publicado

2020-05-30

Cómo citar

PINTO LEIVAS, José Carlos. Construindo o Conjunto "Z"por classes de equivalência. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2290. Acesso em: 3 nov. 2025.