JOGOS DE LINGUAGEM, MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE INSPIRAÇÃO ETNOMATEMÁTICA
Resumen
O presente artigo apresenta resultados advindos de uma investigação que teve como objetivo central examinar os jogos de linguagem matemáticos expressos por um grupo de estudantes de quarto ano, de uma escola pública gaúcha, quando fazem uso de jogos digitais. Qualitativa, a pesquisa fez uso de aportes teórico-metodológicos em consonância com estudos do campo da etnomatemática. O material de pesquisa se constituiu de diário de campo da professora pesquisadora, filmagens das aulas e material escrito e produzido pelos estudantes. A análise do material de pesquisa, descritiva, apontou, dentre outros, para a emergência de distintas formas de operar com cálculos, com o uso dos membros superiores do corpo humano, a produção de sequências numéricas e a permuta dos números decimais em naturais. Tais resultados mostram a produtividade, para os processos de ensino de matemática, de práticas pedagógicas etnomatemáticas alicerçadas na cultura dos estudantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.