EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE PARCERIA ESCOLA - UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Ieda Maria Giongo igiongo@univates.br
  • Denise Knorst da Silva denise.silva@uffs.edu.br
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.25-36

Resumen

O presente texto tem por objetivo apresentar um conjunto de resultados gerados pelo Grupo de Discussão do Ensino Fundamental e Ensino Médio no VI FEPEMat-RS - Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática- RS. A organização envolveu três etapas: das propostas e intencionalidades do Fórum e do GD; escolhas metodológicas e encaminhamentos; dos subsídios teóricos e recortes de pesquisas disponibilizados como leitura prévia aos participantes do grupo, como apoio ao debate e da centralidade dos temas. As discussões tiveram o direcionamento para a formação de professores - interfaces, processos, possibilidades, avanços e desafios - pautadas no referencial do desenvolvimento profissional. A sistematização aponta a leitura que o grupo de participantes apresentou, por um lado, a relevância de perspectivas de colaboração e relação entre Universidade e Escola como potencializadoras de avanços para a Educação Matemática. Por outro, evidencia a necessidade de maiores investimentos em ações para a sua integração em caráter mais amplo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

GIONGO, Ieda Maria; DA SILVA, Denise Knorst. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE PARCERIA ESCOLA - UNIVERSIDADE. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.25-36. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2814. Acesso em: 11 jul. 2025.