COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO

UMA ANÁLISE DA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO

Autores/as

  • Robson Rocha renrobson@gmail.com
    Secretaria do Estado de Educação do Paraná
  • Paulo Henrique Hideki Araki phh.araki@gmail.com
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva karinapessoa@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.104-116

Resumen

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa na qual inferimos sobre atribuição de significado no processo de comunicação em uma atividade de modelagem matemática com experimentação. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática e da Semiótica Peirceana. A busca por evidências relacionadas à atribuição de significados é permeada pelos interpretantes produzidos em processos de comunicação de estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio situado no estado do Paraná na disciplina de Química. Os aportes metodológicos que nortearam nossas análises fundamentam-se na pesquisa qualitativa. As análises indicam que os momentos de um experimento investigativo e as fases de uma atividade de modelagem apresentam similaridades entre si e a comunicação é constituída por meio de signos interpretantes que sinalizam atribuição de significado para objetos matemáticos e científicos vivenciados nas disciplinas de Matemática e Química.

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Publicado

2023-07-15

Cómo citar

ROCHA, Robson; HENRIQUE HIDEKI ARAKI, Paulo; ALESSANDRA PESSOA DA SILVA, Karina. COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.104-116. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2952. Acesso em: 12 jul. 2025.