CULTIVANDO A CONSCIÊNCIA EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Este trabalho apresenta relatos do desenvolvimento e aplicação de uma proposta didática para um ensino de matemática orientado para a promoção da consciência emocional nos estudantes. Sob uma abordagem qualitativa e por meio uma pesquisa descritiva e um estudo de campo, a proposta foi posta em prática em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, buscando oferecer uma abordagem prática em sala de aula para fomentar a consciência emocional durante as interações dos alunos com conteúdos matemáticos. Foi possível notar alguns traumas, aflições e processos de exclusão que a disciplina e o ambiente escolar podem gerar nas crianças desde tão cedo. Essa experiência possibilitou vislumbrar caminhos para novas perspectivas na Educação Matemática no que tange à importância e à urgência de se considerar as emoções dos alunos como parte integrante do processo educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









