INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, CAMPUS PASSO FUNDO

Autores

  • Lucas Vanini lucas.vanini@passofundo.ifsul.edu.br
    ULBRA
  • Mauricio Rosa mauriciomatematica@gmail.com
    ULBRA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de alguns profissionais envolvidos com a educação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada na qual foram abordadas questões relacionadas ao entendimento e à concepção que docentes e monitores de matemática possuem do uso de TIC. Foram entrevistados dois docentes e três monitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Passo Fundo/RS. A partir da análise das entrevistas, articulamos os dados coletados nesse instrumento de pesquisa com pressupostos teóricos da área de Educação Matemática e TIC e inferimos que há uma dimensão tecnológica que é abarcada na formação de professores de matemática, porém, de uma forma desvinculada de outras dimensões da formação como, por exemplo, a dimensão específica (matemática) e a pedagógica. Além disso, concluímos que os cinco participantes da pesquisa consideram importante utilizar tecnologias na sala de aula, porém apenas um desses educadores apresenta indícios de aproximação no que se refere à concepção do uso de TIC abarcado na Cyberformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-07-09

Como Citar

VANINI, Lucas; ROSA, Mauricio. INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, CAMPUS PASSO FUNDO. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 12, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1457. Acesso em: 1 set. 2025.