INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, CAMPUS PASSO FUNDO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de alguns profissionais envolvidos com a educação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada na qual foram abordadas questões relacionadas ao entendimento e à concepção que docentes e monitores de matemática possuem do uso de TIC. Foram entrevistados dois docentes e três monitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Passo Fundo/RS. A partir da análise das entrevistas, articulamos os dados coletados nesse instrumento de pesquisa com pressupostos teóricos da área de Educação Matemática e TIC e inferimos que há uma dimensão tecnológica que é abarcada na formação de professores de matemática, porém, de uma forma desvinculada de outras dimensões da formação como, por exemplo, a dimensão específica (matemática) e a pedagógica. Além disso, concluímos que os cinco participantes da pesquisa consideram importante utilizar tecnologias na sala de aula, porém apenas um desses educadores apresenta indícios de aproximação no que se refere à concepção do uso de TIC abarcado na Cyberformação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.