À VISTA OU A PRAZO SEM JUROS: QUAL DESSAS MODALIDADES DE PAGAMENTO É MAIS VANTAJOSA?
Resumo
A Matemática Financeira é, talvez, o conteúdomais motivador do currículo do ensino médio edos cursos de Educação de Jovens e Adultos. Pormeio de seu estudo, o aluno pode ser preparadopara enfrentar situações financeiras que ocorremno seu dia a dia, como optar pela melhor forma depagamento, à vista ou a prazo, seja de impostos oude compras em geral. No entanto, esse conteúdotem sido abordado de modo superficial, baseadona aplicação de fórmulas, como se pode observarpelos livros-textos mais usados. Além disso, amaioria dos cursos de licenciatura não inclui aMatemática Financeira em sua grade curricular.Como consequência, os professores não estãoplenamente preparados para ensinar esseconteúdo, que não tem sido explorado nas salasde aula de modo adequado, discutindo situaçõesfinanceiras reais e desafiadoras. Como reverteresse quadro, tornando o ensino de MatemáticaFinanceira eficaz? Este artigo apresenta umaproposta inovadora para o ensino de MatemáticaFinanceira que usa a visualização como recurso,por meio da representação da situação no “eixodas setas”, que facilita o entendimento davariação do dinheiro no tempo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.