PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “REFORMA DA ESCOLA” E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
Resumo
Este artigo apresenta resultados do projeto “Reforma da Escola”, desenvolvido por um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha/RS, no âmbito de um trabalho cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento de Projetos de Trabalho considerando diferentes estratégias, procedimentos e recursos visando à construção de conhecimentos matemáticos. Teoricamente o trabalho buscou respaldo nos aportes de Martins (2013), Mora (2003), Hernández (1998) e Hernández e Ventura (1998), sendo que, metodologicamente a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa embasada nas ideias de Bogdan e Biklen (1994). Resultados apontam que, no que se refere aos conhecimentos matemáticos, o projeto possibilitou a retomada e desenvolvimento de assuntos relacionados à Geometria Plana e Espacial (semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, área e volume). Constituiu-se, também, em possibilidade de modificação do papel do professor e dos estudantes, permitindo a esses tornarem-se sujeitos atuantes e participativos, a partir de ações que envolveram trabalho em grupo, organização, planejamento, pesquisa e o enfrentamento e solução de situações tanto práticas quanto teóricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









