PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “REFORMA DA ESCOLA” E O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
Abstract
Este artigo apresenta resultados do projeto “Reforma da Escola”, desenvolvido por um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de Educação do Município de Farroupilha/RS, no âmbito de um trabalho cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento de Projetos de Trabalho considerando diferentes estratégias, procedimentos e recursos visando à construção de conhecimentos matemáticos. Teoricamente o trabalho buscou respaldo nos aportes de Martins (2013), Mora (2003), Hernández (1998) e Hernández e Ventura (1998), sendo que, metodologicamente a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa embasada nas ideias de Bogdan e Biklen (1994). Resultados apontam que, no que se refere aos conhecimentos matemáticos, o projeto possibilitou a retomada e desenvolvimento de assuntos relacionados à Geometria Plana e Espacial (semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, área e volume). Constituiu-se, também, em possibilidade de modificação do papel do professor e dos estudantes, permitindo a esses tornarem-se sujeitos atuantes e participativos, a partir de ações que envolveram trabalho em grupo, organização, planejamento, pesquisa e o enfrentamento e solução de situações tanto práticas quanto teóricas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









