CADERNOS DE BEATRIZ: PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA NOS REGISTROS DE ESTÁGIO DE UMA NORMALISTA GAÚCHA (1967)
Resumo
O presente trabalho dá continuidade a análises já iniciadas sobre os cadernos de estágio de Beatriz, uma professora primária, no ano de 1967. Apresenta uma nova etapa de investigação dos cadernos de Beatriz, a saber, a problematização dos registros de estágio da normalista, refletindo sobre o sistema de acompanhamento e de controle a que se submete a estagiária e, mais especificamente relativo à matemática, a discussão da escolha dos manuais didáticos e algumas vinculações entre o conteúdo planejado e o determinado pelo programa oficial. Tais questões levaram em consideração as relações estabelecidas a partir de dois lugares ocupados pela estagiária: de professora de uma turma de 1º ano do Curso Primário e de aluna do Curso Normal. Observamos um cuidado da estagiária com a produção dos cadernos, que pode ser explicado para além de uma marca pessoal de Beatriz, havia também um cuidado em relação ao cumprimento do programa. Quanto aos conteúdos de Matemática presentes no planejamento da estagiária, reconhecemos, além do atendimento ao que estava previsto no programa em vigência, marcas sutis da Matemática Moderna.
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