EXAMES FINAIS [ENTLASSUNGSPRÜFUNG] DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL ALEMÃ DE SANTA CRUZ (1910-1925)
Resumo
Este artigo examina questões de exames no Seminário Alemão Evangélico de formação de professores primários em Santa Cruz no período de 1910 a 1925. Pretende-se responder a seguinte questão investigativa: O que revelam as avaliações sobre os saberes elementares matemáticos no Seminário Alemão Evangélico de Formação de Professores em Santa Cruz no período de 1910 a 1925? Apoia-se em teóricos da História Cultural, como Chervel e Ginzburg. Para responder a pergunta investigativa usa o método historiográfico em uma instituição educacional singular no Rio Grande do Sul que emergiu da tradição dos seminários alemães de formação de professores. Constata-se que os exames finais de matemática do DELS, no período analisado, seguem um modelo de prova escrita, envolvendo conteúdos dos campos da aritmética, geometria, álgebra, desenho geométrico e a partir de 1920, incluindo questões de metodologia da aritmética numa proposta muito semelhante a utilizada nos seminários de formação de professores na Alemanha.Downloads
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