EXAMES FINAIS [ENTLASSUNGSPRÜFUNG] DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL ALEMÃ DE SANTA CRUZ (1910-1925)
Abstract
Este artigo examina questões de exames no Seminário Alemão Evangélico de formação de professores primários em Santa Cruz no período de 1910 a 1925. Pretende-se responder a seguinte questão investigativa: O que revelam as avaliações sobre os saberes elementares matemáticos no Seminário Alemão Evangélico de Formação de Professores em Santa Cruz no período de 1910 a 1925? Apoia-se em teóricos da História Cultural, como Chervel e Ginzburg. Para responder a pergunta investigativa usa o método historiográfico em uma instituição educacional singular no Rio Grande do Sul que emergiu da tradição dos seminários alemães de formação de professores. Constata-se que os exames finais de matemática do DELS, no período analisado, seguem um modelo de prova escrita, envolvendo conteúdos dos campos da aritmética, geometria, álgebra, desenho geométrico e a partir de 1920, incluindo questões de metodologia da aritmética numa proposta muito semelhante a utilizada nos seminários de formação de professores na Alemanha.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.