A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL FRENTE AS REFORMAS CURRICULARES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • Patrícia Sandalo Pereira patricia.pereira@ufms.br
  • Gerson dos Santos Farias gerson.farias@ufms.br
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.125-134

Resumo

Este artigo tem como objetivo suscitar possíveis reflexões acerca da formação de professores de Matemática frente às reformas curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática. Para isso, apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, a partir do mapeamento dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática da Região Centro-Oeste do Brasil, que foram atualizados à luz da Resolução CNE/CP 02/2015, no período de 2016 a 2019. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa, vinculada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O corpus foi composto pelos PPC de 14 cursos vinculados a seis instituições federais e uma estadual, referentes à distribuição das cargas horárias das disciplinas revisionais; de Matemática; de Educação e de Educação Matemática, apontando particularidades e singularidades. Como resultados, pudemos perceber que a formação de professores de Matemática ainda não conseguiu estabelecer um equilíbrio entre o conhecimento disciplinar específico e o conhecimento pedagógico em suas matrizes curriculares.

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Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

PEREIRA, Patrícia Sandalo; FARIAS, Gerson dos Santos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL FRENTE AS REFORMAS CURRICULARES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.125-134. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2908. Acesso em: 21 ago. 2025.