MAPEAMENTO DE PESQUISAS COM FOCO EM MATERACIA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou os descritores em língua portuguesa materacia e matemacia; e os descritores em língua inglesa matheracy, mathemacy e literacy math. Os bancos de dados foram CAPES, BDTD, RCAAP e PROQUEST.Terminada a curadoria dos resultados, foram selecionados 20 trabalhos, entre eles, 12 dissertações e 8 teses. Nossas análises mostraram que em todos os países existe uma pequena quantidade de pesquisadores que discutem o tema, e que D’Ambrosio e Skovsmose estavam presentes nos referenciais teóricos dos trabalhos cujo foco principal é a materacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.