SITUAÇÕES PROBLEMA EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: INTEGRANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Authors

  • Rossano André Dal-Farra rossanodf@uol.com.br
    Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller marlise.geller@gmail.com
    Professora e pesquisadora do PPGECIM-Universidade Luterana do Brasil
  • Osmar Antônio Cerva Filho prof.osmar@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM-ULBRA. Docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e de Sapucaia do Sul. Professor-Bolsista do Projeto Observatório de Educação
  • Mariana Souza Proença mariana.proenca@gmail.com
    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática no PPGECIM-ULBRA. Bolsista CAPES

Abstract

O desenvolvimento de práticas educativas que possam contribuir para que os estudantes compreendam o mundo em que vivem tem sido um grande desafio para os professores de diferentes níveis de ensino. Neste aspecto, a utilização de situações problema proporciona a abordagem das temáticas relevantes de cunho interdisciplinar incluindo-as em cenários relevantes para que os estudantes compreendam o seu entorno e possam estar mais capacitados para intervir sobre ele. Por estas razões, este estudo foi desenvolvido por meio de situações problema conjugando ciências e matemática com alunos da oitava série de uma escola, solicitando que eles, após responderem as questões atribuíssem um grau de dificuldade para as mesmas. Os resultados, analisados com o Teste de Friedmann, indicaram uma associação negativa entre o grau de dificuldade atribuído à questão e o nível de acertos, corroborando a expectativa prévia dos pesquisadores no momento de construírem as questões.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil
    Licenciado em Ciências-Biologia. Médico Veterinário. Mestre em Melhoramento Genético Animal. Doutor em Educação. Professor e Pesquisador do PPGECIM

Published

2013-03-18

How to Cite

DAL-FARRA, Rossano André; GELLER, Marlise; CERVA FILHO, Osmar Antônio; PROENÇA, Mariana Souza. SITUAÇÕES PROBLEMA EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: INTEGRANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 13, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1439. Acesso em: 11 jul. 2025.