O FEEDBACK DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A VIVÊNCIA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: REFLEXÕES PARA O PROCESSO DE ENSINAR MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta o feedback de professores de matemática em formação inicial e continuada sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) visando contribuir com o processo de ensinar matemática na Educação Básica. Particularmente, neste artigo, apresentamos partes da História em Quadrinho (HQ) criada e usada na vivência com os professores, que contempla as aventuras de Sophie e Plus (personagens criadas), em que podem ser discutidos conceitos e aplicações de funções. Posteriormente, serão apresentadas análises, com abordagem metodológica qualitativa, a partir de depoimentos de professores da Educação Básica que participaram da vivência com a HQ. As análises foram feitas em consonância com pressupostos teóricos da formação de professores e da Educação Matemática. Nesse viés, ao promover o diálogo dos depoimentos com os pressupostos teóricos, estabelecemos duas unidades de análise: relações com a matemática, em que apontamos a presença das ideias matemáticas mobilizadas ou produzidas pelos participantes da vivência, visto que, na concepção da HQ a produção matemática se constitui também por processos hipertextuais em que não há uma definição conceitual matemática explícita; e, reflexões pedagógicas, as quais inferem sobre as concepções de educação, de matemática, de processos de ensinar e aprender expressas pelos participantes no decorrer da vivência. Por fim, entendemos que a vivência, ação de formação inicial e continuada de professores de matemática, permitiu tratar, neste artigo, de aspectos matemáticos e pedagógicos fundamentais no ato de ensinar matemática na Educação Básica utilizando-se HQs.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.