O FEEDBACK DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A VIVÊNCIA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: REFLEXÕES PARA O PROCESSO DE ENSINAR MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo apresenta o feedback de professores de matemática em formação inicial e continuada sobre o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) visando contribuir com o processo de ensinar matemática na Educação Básica. Particularmente, neste artigo, apresentamos partes da História em Quadrinho (HQ) criada e usada na vivência com os professores, que contempla as aventuras de Sophie e Plus (personagens criadas), em que podem ser discutidos conceitos e aplicações de funções. Posteriormente, serão apresentadas análises, com abordagem metodológica qualitativa, a partir de depoimentos de professores da Educação Básica que participaram da vivência com a HQ. As análises foram feitas em consonância com pressupostos teóricos da formação de professores e da Educação Matemática. Nesse viés, ao promover o diálogo dos depoimentos com os pressupostos teóricos, estabelecemos duas unidades de análise: relações com a matemática, em que apontamos a presença das ideias matemáticas mobilizadas ou produzidas pelos participantes da vivência, visto que, na concepção da HQ a produção matemática se constitui também por processos hipertextuais em que não há uma definição conceitual matemática explícita; e, reflexões pedagógicas, as quais inferem sobre as concepções de educação, de matemática, de processos de ensinar e aprender expressas pelos participantes no decorrer da vivência. Por fim, entendemos que a vivência, ação de formação inicial e continuada de professores de matemática, permitiu tratar, neste artigo, de aspectos matemáticos e pedagógicos fundamentais no ato de ensinar matemática na Educação Básica utilizando-se HQs.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.