A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO FORMADOR NO CURSO PEDAGOGIA
Resumo
Esse artigo tem como principal objetivo discutiraspectos relativos à aprendizagem da docênciade futuros professores na organização do ensinoem um processo de produção de material paraaulas de matemática. É parte de uma propostametodológica desenvolvida em um curso deformação inicial de professores para a educaçãoinfantil e os anos iniciais do ensino fundamentale foi elaborado para ser aplicado nas atividadesde estágio. Sua dinâmica ocorreu ao longode um semestre, em três momentos básicos:o planejamento do grupo; o planejamentocoletivo, e a apresentação, avaliação e discussãocompartilhada dos materiais produzidos. O textoapresenta observações sobre alguns episódiosocorridos durante esse terceiro momento, a partirdas falas das futuras professoras que motivaramreflexões acerca do tema proposto. Os resultadosevidenciaram que a organização do ensino, apartir da preocupação com a aprendizagem doaluno, pode oportunizar a aprendizagem dadocência por parte do futuro professor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.