A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO FORMADOR NO CURSO PEDAGOGIA

Authors

  • Anemari Luersen Vieira Lopes revista@sbem.org
  • Maria Teresa Ceron Trevisol revista@sbem.org
  • Patrícia Sandalo Pereira revista@sbem.org

Abstract

Esse artigo tem como principal objetivo discutiraspectos relativos à aprendizagem da docênciade futuros professores na organização do ensinoem um processo de produção de material paraaulas de matemática. É parte de uma propostametodológica desenvolvida em um curso deformação inicial de professores para a educaçãoinfantil e os anos iniciais do ensino fundamentale foi elaborado para ser aplicado nas atividadesde estágio. Sua dinâmica ocorreu ao longode um semestre, em três momentos básicos:o planejamento do grupo; o planejamentocoletivo, e a apresentação, avaliação e discussãocompartilhada dos materiais produzidos. O textoapresenta observações sobre alguns episódiosocorridos durante esse terceiro momento, a partirdas falas das futuras professoras que motivaramreflexões acerca do tema proposto. Os resultadosevidenciaram que a organização do ensino, apartir da preocupação com a aprendizagem doaluno, pode oportunizar a aprendizagem dadocência por parte do futuro professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-04-24

How to Cite

LUERSEN VIEIRA LOPES, Anemari; CERON TREVISOL, Maria Teresa; SANDALO PEREIRA, Patrícia. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO FORMADOR NO CURSO PEDAGOGIA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1464. Acesso em: 11 jul. 2025.