A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO FORMADOR NO CURSO PEDAGOGIA
Resumen
Esse artigo tem como principal objetivo discutiraspectos relativos à aprendizagem da docênciade futuros professores na organização do ensinoem um processo de produção de material paraaulas de matemática. É parte de uma propostametodológica desenvolvida em um curso deformação inicial de professores para a educaçãoinfantil e os anos iniciais do ensino fundamentale foi elaborado para ser aplicado nas atividadesde estágio. Sua dinâmica ocorreu ao longode um semestre, em três momentos básicos:o planejamento do grupo; o planejamentocoletivo, e a apresentação, avaliação e discussãocompartilhada dos materiais produzidos. O textoapresenta observações sobre alguns episódiosocorridos durante esse terceiro momento, a partirdas falas das futuras professoras que motivaramreflexões acerca do tema proposto. Os resultadosevidenciaram que a organização do ensino, apartir da preocupação com a aprendizagem doaluno, pode oportunizar a aprendizagem dadocência por parte do futuro professor.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.