TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: EXEMPLOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Neste trabalho, apresentamos alguns conceitosoriundos da Didática Francesa como um campodo saber e como uma área em que o principalobjetivo é o ensinar. Trataremos mais diretamenteda transposição didática definida por Chevallard,considerando que um dos problemas do ensinoestá no distanciamento entre os conteúdosabordados, a realidade em que vive o alunoe a origem do conhecimento a ensinar. Natransformação de um objeto de saber a ensinar emobjeto de ensino, surgem as criações didáticas, asquais são geradas pelas necessidades do ensino,e este nosso trabalho consiste em detalhar doisexemplos citados por Chevallard sobre taiscriações. No primeiro, temos o “grande cosseno”e o “grande seno”, os quais foram utilizados naescola básica francesa e que, entretanto, não têmparalelo no ensino brasileiro, mas cuja origemdo conhecimento bruto pode trazer contribuiçãopara a formação do professor de Matemática.No segundo exemplo, detalhamos uma segundacriação didática citada por Chevallard que é oconceito de distância entre dois pontos, e paratal utilizamos a métrica euclidiana e uma nãoeuclidiana.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.