TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: EXEMPLOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas revista@sbem.org
  • Helena Noronha Cury revista@sbem.org

Resumo

Neste trabalho, apresentamos alguns conceitosoriundos da Didática Francesa como um campodo saber e como uma área em que o principalobjetivo é o ensinar. Trataremos mais diretamenteda transposição didática definida por Chevallard,considerando que um dos problemas do ensinoestá no distanciamento entre os conteúdosabordados, a realidade em que vive o alunoe a origem do conhecimento a ensinar. Natransformação de um objeto de saber a ensinar emobjeto de ensino, surgem as criações didáticas, asquais são geradas pelas necessidades do ensino,e este nosso trabalho consiste em detalhar doisexemplos citados por Chevallard sobre taiscriações. No primeiro, temos o “grande cosseno”e o “grande seno”, os quais foram utilizados naescola básica francesa e que, entretanto, não têmparalelo no ensino brasileiro, mas cuja origemdo conhecimento bruto pode trazer contribuiçãopara a formação do professor de Matemática.No segundo exemplo, detalhamos uma segundacriação didática citada por Chevallard que é oconceito de distância entre dois pontos, e paratal utilizamos a métrica euclidiana e uma nãoeuclidiana.

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Publicado

2012-04-24

Como Citar

PINTO LEIVAS, José Carlos; NORONHA CURY, Helena. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: EXEMPLOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1475. Acesso em: 23 jun. 2025.