TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: EXEMPLOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
Neste trabalho, apresentamos alguns conceitosoriundos da Didática Francesa como um campodo saber e como uma área em que o principalobjetivo é o ensinar. Trataremos mais diretamenteda transposição didática definida por Chevallard,considerando que um dos problemas do ensinoestá no distanciamento entre os conteúdosabordados, a realidade em que vive o alunoe a origem do conhecimento a ensinar. Natransformação de um objeto de saber a ensinar emobjeto de ensino, surgem as criações didáticas, asquais são geradas pelas necessidades do ensino,e este nosso trabalho consiste em detalhar doisexemplos citados por Chevallard sobre taiscriações. No primeiro, temos o “grande cosseno”e o “grande seno”, os quais foram utilizados naescola básica francesa e que, entretanto, não têmparalelo no ensino brasileiro, mas cuja origemdo conhecimento bruto pode trazer contribuiçãopara a formação do professor de Matemática.No segundo exemplo, detalhamos uma segundacriação didática citada por Chevallard que é oconceito de distância entre dois pontos, e paratal utilizamos a métrica euclidiana e uma nãoeuclidiana.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









