TRABALHO COM PROJETOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: BENEFÍCIOS, PROBLEMAS, LIMITAÇÕES...
Resumo
O artigo faz a análise de três pesquisas demestrado sobre Educação Estatística que dedicama maior parte dos seus trabalhos de campo aodesenvolvimento de projetos de ensino. Pudemosperceber que há consenso, nas duas dissertaçõesdefendidas, sobre os benefícios desse tipo detrabalho para o desenvolvimento profissionaldos professores que o assumem como práticade sala de aula. As reflexões realizadas noslevaram a concluir também que muitos dosproblemas e das limitações levantados em cadauma das pesquisas foram sendo superados nasseguintes. Essa superação pode ser atribuída àsreflexões de cada professor/mestrando sobre suaprática,considerando que foram feitas em diálogocom a bibliografia sobre Educação Matemática eEducação Estatística. Entretanto, temos presenteque as táticas – no sentido de Certeau – quebuscaram o enfrentamento dos tempos escolaresnão se configuraram como possíveis estratégias,ou seja, cada uma não pôde dispor de base naqual capitalizasse seus proveitos, preparasse suasexpansões e assegurasse uma independência emface das circunstâncias.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.