TRABALHO COM PROJETOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: BENEFÍCIOS, PROBLEMAS, LIMITAÇÕES...
Abstract
O artigo faz a análise de três pesquisas demestrado sobre Educação Estatística que dedicama maior parte dos seus trabalhos de campo aodesenvolvimento de projetos de ensino. Pudemosperceber que há consenso, nas duas dissertaçõesdefendidas, sobre os benefícios desse tipo detrabalho para o desenvolvimento profissionaldos professores que o assumem como práticade sala de aula. As reflexões realizadas noslevaram a concluir também que muitos dosproblemas e das limitações levantados em cadauma das pesquisas foram sendo superados nasseguintes. Essa superação pode ser atribuída àsreflexões de cada professor/mestrando sobre suaprática,considerando que foram feitas em diálogocom a bibliografia sobre Educação Matemática eEducação Estatística. Entretanto, temos presenteque as táticas – no sentido de Certeau – quebuscaram o enfrentamento dos tempos escolaresnão se configuraram como possíveis estratégias,ou seja, cada uma não pôde dispor de base naqual capitalizasse seus proveitos, preparasse suasexpansões e assegurasse uma independência emface das circunstâncias.Downloads
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