UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS
Resumo
O relato trata da elaboração e da apresentaçãode um material didático sobre produtos notáveispor um grupo de professoras preocupadas comsua prática docente, o Grupo Permanentede Estudos sobre Educação Matemática. Aproposta de material apresentada contématividades desenvolvidas pelo Grupo com basenos resultados de uma pesquisa que realizoucom alunos da educação básica a respeito dafalta de motivação para estudar. As atividadesforam escritas através de questionamentospara possibilitar que o estudante, aoresponder a esses questionamentos e aoregistrar suas ideias por escrito, interagissecom o material, com os colegas e com oprofessor. Valorizar os conhecimentos préviosdos alunos e oportunizar a utilização demateriais, diferentes dos tradicionalmenteencontrados nas aulas de Matemática, foramoutras preocupações do Grupo ao elaborar asatividades. O relato aborda também algumasreflexões advindas da utilização do materialpor alunos de uma turma da 1ª série do EnsinoMédio e duas turmas de 7ª série do EnsinoFundamental, que, apesar de considerarema proposta como uma forma diferenciada deaprender Matemática, que oportunizou grandeenvolvimento com o material e com os colegas,mostraram dificuldades para interpretar algunsenunciados, para criar e testar hipóteses.Palavras-chave: Ensino e aprendizagem deMatemática. Interação. Atividades diferenciadas.Produtos notáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.