UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS
Abstract
O relato trata da elaboração e da apresentaçãode um material didático sobre produtos notáveispor um grupo de professoras preocupadas comsua prática docente, o Grupo Permanentede Estudos sobre Educação Matemática. Aproposta de material apresentada contématividades desenvolvidas pelo Grupo com basenos resultados de uma pesquisa que realizoucom alunos da educação básica a respeito dafalta de motivação para estudar. As atividadesforam escritas através de questionamentospara possibilitar que o estudante, aoresponder a esses questionamentos e aoregistrar suas ideias por escrito, interagissecom o material, com os colegas e com oprofessor. Valorizar os conhecimentos préviosdos alunos e oportunizar a utilização demateriais, diferentes dos tradicionalmenteencontrados nas aulas de Matemática, foramoutras preocupações do Grupo ao elaborar asatividades. O relato aborda também algumasreflexões advindas da utilização do materialpor alunos de uma turma da 1ª série do EnsinoMédio e duas turmas de 7ª série do EnsinoFundamental, que, apesar de considerarema proposta como uma forma diferenciada deaprender Matemática, que oportunizou grandeenvolvimento com o material e com os colegas,mostraram dificuldades para interpretar algunsenunciados, para criar e testar hipóteses.Palavras-chave: Ensino e aprendizagem deMatemática. Interação. Atividades diferenciadas.Produtos notáveis.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-04-07
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
MILANI, Raquel; SARTOR, Solange Galiotto; AZAMBUJA, Marília; MEDEIROS, Isabel Cristina; DANNA, Yara Teresinha Bolzan; PRETTO, Lisângela Bergamo; CEMIN, Alexandra. UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1481. Acesso em: 11 jul. 2025.