TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Abstract
Este artigo apresenta um estudo realizadocom professores de Matemática de um Grupode Formação Continuada, da Região do AltoUruguai, no norte do RS, a respeito da utilizaçãoda Calculadora HP-12C e da Planilha Excelpara o ensino e a aprendizagem de tópicos deMatemática Financeira. A pesquisa envolveu arealização de uma prática com, aproximadamente,vinte professores de Matemática do EnsinoFundamental e do Médio. Nas oficinas trabalhousecom problemas matemáticos, envolvendoconceitos de Porcentagem, Juros Simples eJuros Compostos, utilizando o Emulador daCalculadora HP-12C, $12C++, e a PlanilhaExcel. Os dados foram coletados a partir deobservações e de instrumentos aplicados aosprofessores, durante o desenvolvimento daproposta, e foram organizados em categoriaspara análise. Os resultados destacam que osprofessores consideram a Calculadora HP-12Ccomplexa, porque possui uma linguagem deprogramação especial, mas acreditam que éum recurso que pode auxiliar no estudo dePorcentagem e Juros Compostos, não sendosugerido para o estudo de Juros Simples, pelasofisticação de comandos para operações dessegênero. Quanto ao uso da Planilha Excel, osresultados apontam que a mesma possui bonsrecursos para o trabalho, como visualização,discussão e exploração, que, na opinião dossujeitos, despertam o interesse dos alunos para oestudo de tópicos de Matemática Financeira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-04-07
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
CARAMORI, Merielen Fátima; SCHEFFER, Nilce Fátima. TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1482. Acesso em: 11 jul. 2025.