TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Authors

  • Merielen Fátima Caramori iaqchan@hotmail.com
  • Nilce Fátima Scheffer iaqchan@hotmail.com

Abstract

Este artigo apresenta um estudo realizadocom professores de Matemática de um Grupode Formação Continuada, da Região do AltoUruguai, no norte do RS, a respeito da utilizaçãoda Calculadora HP-12C e da Planilha Excelpara o ensino e a aprendizagem de tópicos deMatemática Financeira. A pesquisa envolveu arealização de uma prática com, aproximadamente,vinte professores de Matemática do EnsinoFundamental e do Médio. Nas oficinas trabalhousecom problemas matemáticos, envolvendoconceitos de Porcentagem, Juros Simples eJuros Compostos, utilizando o Emulador daCalculadora HP-12C, $12C++, e a PlanilhaExcel. Os dados foram coletados a partir deobservações e de instrumentos aplicados aosprofessores, durante o desenvolvimento daproposta, e foram organizados em categoriaspara análise. Os resultados destacam que osprofessores consideram a Calculadora HP-12Ccomplexa, porque possui uma linguagem deprogramação especial, mas acreditam que éum recurso que pode auxiliar no estudo dePorcentagem e Juros Compostos, não sendosugerido para o estudo de Juros Simples, pelasofisticação de comandos para operações dessegênero. Quanto ao uso da Planilha Excel, osresultados apontam que a mesma possui bonsrecursos para o trabalho, como visualização,discussão e exploração, que, na opinião dossujeitos, despertam o interesse dos alunos para oestudo de tópicos de Matemática Financeira.

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Published

2012-04-07

How to Cite

CARAMORI, Merielen Fátima; SCHEFFER, Nilce Fátima. TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1482. Acesso em: 11 jul. 2025.